![](https://static.wixstatic.com/media/826371_65d5682357be4996921761467495320d~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/826371_65d5682357be4996921761467495320d~mv2.png)
É inquestionável, nos dias atuais, a importância da informação para as empresas, onde as grandes corporações definem suas estratégias de trabalho baseadas em dados minerados, isto é, dados coletados e analisados internamente, a partir de equipe de experts e de ferramentas que facilitam a seleção e extração de informações a partir desses dados.
Nos ambientes digitais existentes nas empresas é importante ter maturidade operacional para acompanhar o crescente fluxo de informações disponibilizadas e explorar seus benefícios. O BI é uma mudança de mentalidade e comportamento dos profissionais que abre espaço para novas oportunidades, sejam inesperadas ou estratégicas para os Gestores.
Com o BI os profissionais passam a ter segurança para detectar falhas na origem dos problemas e maximizar a utilidade dos recursos, fomentando um hábito de racionalização que só favorece a redução de gastos desnecessários. Não é preciso a iniciativa de outros setores ou depender da TI, para realizar coleta de informações. O acesso é conduzido em tempo real e em qualquer área, sem aguardar análises pré-formatadas, periodicidade definida, dia, semana, mês. Ao contrário de modelos rígidos que podem defasar rapidamente, frente a realidade, o uso do BI introduz uma dinamicidade positiva no dia a dia de todos com impactos nos negócios como um todo.
Com a facilidade do acesso às informações por parte dos consumidores, estes estão cada vez mais atualizados em relação às novidades do mercado. As empresas não podem subestimar esta realidade se quiserem se firmar no mercado e respeitar essa evolução do consumidor e por consequência acompanhar o aumento nas demandas externas.
O Business Intelligence impacta também na produtividade dos profissionais das empresas, e ajuda na visão da solução dos problemas detectados em um curto espaço de tempo. O uso de dashboards intuitivos e painéis de controle dão uma ampla e rápida visão de cada área da empresa, mais fácil visualizar os gargalos e pontos que merecem atenção. Torna-se possível otimizar processos e simplificar a vida dos colaboradores.
Na economia contemporânea torna-se fundamental o papel do BI na tomada de decisões que sejam assertivas e que previnam e controlem as possíveis crises e que ajudem na introdução de inovações na condução dos negócios. Com isso, a organização opta por conceder uma nova abordagem à presença da máquina, retirando melhorias fundamentais para o sucesso do negócio.
Por: Texto original de Renato Halt, Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One. AGUARDEM +NOVIDADES
Comments